Blog

12.279 motivos para não ignorar a segurança de quem sempre cuidou de você

Em 2025, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) registrou 12.279 casos de violência contra idosos no Estado da Bahia. O número assusta, mas ainda está longe de revelar toda a extensão do problema. Equipe de Comunicação e Marketing | Julho de 2025

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) registrou 12.279 casos de violência contra idosos no Estado da Bahia. As ocorrências envolvem agressões físicas, abusos psicológicos, negligência, abandono, violência patrimonial, institucional e até sexual, e ocorrem na sua grande maioria dentro da própria casa da vítima. 

Apesar da gravidade dos números, o índice de denúncias formais segue alarmantemente baixo. 

Apenas 1.264 casos foram oficialmente reportados no Disque 100 até abril deste ano. Essa divergência entre as violações e as denúncias revela algo ainda mais preocupante: a dificuldade que a maioria dos idosos têm para pedir ajuda, especialmente porque na maioria das vezes o agressor faz parte do círculo íntimo familiar, ou está diretamente envolvido em seus cuidados diários.

Boa parte dessas situações poderia ser evitada com ações simples: prevenção, vigilância ativa e resposta rápida. Quando esses três elementos não estão presentes, a segurança do idoso depende apenas da sorte.

É exatamente nesse cenário que a Ayel entra em cena. 

Com uma proposta tecnológica e de simples acionamento, a Ayel oferece soluções em segurança pensadas especialmente para quem mais precisa de proteção. Contando com monitoramento em tempo real, central de segurança e inteligência artificial, a vigilância discreta e constante identifica qualquer comportamento fora do comum automaticamente. Em caso de emergência, o botão de pânico pode ser acionado com um único toque, permitindo uma resposta imediata e coordenada, envolvendo familiares ou polícia, conforme a situação.

Esse ciclo de violência precisa ser interrompido!

A violência contra idoso existe e acontece em silêncio, no dia a dia, quando ninguém está olhando. Mas não precisa ser assim. Com a tecnologia certa é possível interromper esse ciclo e oferecer uma nova realidade, onde a proteção é constante, a resposta é imediata e o cuidado é garantido.

Você está pronto para garantir proteção real para quem sempre esteve ao seu lado? Fale com a Ayel e descubra como proteger quem você ama, todos os dias.