Blog

5 mil pessoas, zero ocorrências: primeira cobertura de evento realizada pelas torres de monitoramento demonstram a eficácia do serviço

A tradicional Festa Junina do bairro do Mundaí, realizada pela Paróquia N. Senhora da Saúde nos dias 06 e 07 de junho de 2025 contou o monitoramento em tempo real das torres de segurança da Ayel. Os organizadores do evento registraram a presença de pelo menos 5 mil pessoas no sábado, e elogiaram a cobertura de segurança.

Equipe de Comunicação e Marketing | Julho de 2025

A tradicional quermesse do bairro do Mundaí é famosa em toda cidade de Porto Seguro. A animação das atrações, as comidas típicas, e o bingo solidário são as principais razões para o sucesso da festa. A paróquia Nossa Senhora da Saúde, localizada no mesmo bairro, é a organizadora do evento, que completa 20 anos em 2025 e alcançou um público estimado de 5 mil pessoas. 

“Só de cartelas de bingo foram vendidas 3.624, o que nos leva a crer que o público presente entre os dias 06 (sexta) e 07 (sábado) de junho foi de aproximadamente 5 mil pessoas. O aumento de público foi visível.” – Padre Romão, pároco da Igreja Nossa Senhora da Saúde

A festa ocorre todos os anos em frente a igreja, localizada no mirante do bairro Mundaí, na orla de Porto Seguro. No local há um bosque muito bonito e arborizado mas que não tem boa iluminação, causando insegurança na comunidade paroquial e nos frequentadores do bosque. 

Pensando nisso, Padre Romão decidiu intervir nessa situação com a instalação da torre de monitoramento da Ayel. O sistema cobre a área ao redor da torre 360º, de forma a garantir a segurança no perímetro com a tecnologia de identificação de movimentações suspeitas, integrado diretamente com a Centros Integrados de Comunicações – CICOM, da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. As torres de monitoramento ajudam não apenas na segurança dos espaços, mas também contribuem para inibir ações ilegais como o uso de drogas, e a prática de atos libidinosos no local. 

“A melhora (na segurança do local) é muito expressiva. A torre possui uma luz neon que chama muito a atenção. O sistema não passa despercebido para quem chega, e a distribuição das câmeras cobrindo todo o espaço faz com todos saibam que estão sendo monitorados. Isso ajudou a coibir atos ilícitos no entorno da igreja e no bosque, permitindo que as famílias, os atletas e os jovens que frequentam o bosque se sintam seguros para voltar a frequentar esse espaço, tão bonito e agradável”. Padre Romão, pároco da Igreja Nossa Senhora da Saúde

Antes da instalação da torre de monitoramento, a Igreja já tinha sido alvo de ataques de vândalos e dois arrombamentos. A necessidade de ampliação da segurança se tornou uma realidade, e os efeitos da instalação já estão sendo sentidos. A comunidade paroquial se sente mais segura em transitar nos arredores da paróquia ou em aguardar carros de aplicativo na porta, disse Padre Romão, que afirmou que até turistas do interior de São Paulo ficaram surpresos com a tecnologia disponível para a segurança local. “Que bom que estamos sendo monitorados pelas câmeras!”, disse a turista de Rio Claro, município paulista, que visitou a igreja em julho. 

Para Padre Romão, as torres de monitoramento trouxeram alívio. “Estou muitíssimo satisfeito, não apenas eu mas toda a comunidade paroquial.”, disse o pároco. 

A quermesse não teve nenhum registro de ocorrência, e transcorreu tranquilamente. Este é mais um exemplo dos benefícios do planejamento em segurança com uso de tecnologia de ponta, que só a Ayel entrega na nossa região. 

Ficou interessado (a)? Entre em contato e faça um orçamento para sua comunidade também!